Lugar de autista é em todo lugar.

Lugar de autista é em todo lugar.

02/04/2022 às 08:48:31

Neste dia 2 de abril, dia de conscientização mundial do autismo, vou referenciar uma frase de muita relevância para este dia de autoria de Fátima de Kwant @fatimadekwant (escritora, mãe de autista, idealizadora da comunidade pró-autismo).

 Esta frase retrata a garantia dos direitos de que quem tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possa estar em todos lugares, sem julgamentos, sem exclusão!

 Um dos primeiros ambientes de que esse direito é negado na nossa prática diária é a escola. Escuto muitos dos responsáveis sobre as dificuldades de se conseguir matricular uma criança com TEA em uma escola, na maioria das vezes para eles conseguirem, tem que omitir a informação de que a criança tem o diagnóstico ou requerer a níveis judiciais.

 E vários outros ambientes podemos citar, como igrejas, shoppings, lojas, aeroportos/avião, exemplos de locais onde infelizmente encontramos ainda muita discriminação e falta de acessibilidade.

 Outro exemplo de exclusão é as crianças não serem convidadas para festas de outras crianças por terem o espectro do autismo, e o que mais nos chama a atenção, são os pais estarem ensinando os seus filhos a excluírem seus colegas.

 É inadmissível que vivamos em uma sociedade que possa usar da exclusão, um álibi para tamanho preconceito e julgamento.
Que os autistas possam sim estar em todos os lugares que quiserem e mereçam estar, que sua presença seja reconhecida e não excluída!
Que a sociedade possa olhar por igual, sem olhares maldosos, e sim com olhares de inclusão, de carinho, de acolhimento, de abraços e compreensão aos portadores e seus familiares.

Que este dia de alusão a conscientização sobre o autismo, seja um dia de muita reflexão a todos para que possamos mudar a realidade de hoje para um futuro de dias melhores e principalmente com empatia ao próximo!